Aconteceu! O dólar perdeu o patamar dos 5 reais. Diante desse fato uma onda de investidores locais passa a comprar dólar em busca de proteção, investimentos nas maiores empresas do mundo e diversificação da carteira de modo geral. E isso está cada vez mais acessível, democrático e na palma da sua mão.
A semana passada foi reduzida devido ao feriado de Páscoa afetando assim as negociações e reduzindo a liquidez global. Além disso, foi uma semana de agenda econômica vazia.
No âmbito nacional, assim como ao redor do mundo, foi uma semana amena em indicadores econômicos e de liquidez reduzida. Dando espaço para a ala política falar mais alto nas manchetes. A grande expectativa dos investidores permaneceu com a divulgação de mais dados do novo arcabouço fiscal brasileiro, que até então não teve grandes novidades.
Já no âmbito internacional, o destaque foi para a divulgação dos PMIs nas maiores economias do mundo, indicador importante para mensurar o ritmo da atividade econômica. Como ponto surpresa pode-se notar que países como EUA, Alemanha e China apresentaram dados melhores do que o esperado, sinalizando um ritmo de melhora perante a um cenário ainda complexo de inflação alta e aperto monetário. Isso fez com que os investidores por um lado ficassem animados ofuscando o medo de recessão, mas por outro lado atentos a novas ameaças dos preços em especial alimentos e energia. Além disso, foi divulgado em pleno feriado o relatório de emprego do cidadão americano, o Payroll. Que por sua vez reforçou a resiliência do mercado de trabalho americano, que continua forte.
Segundo a B3, entre os dias 03 e 06/04 houve um aporte de 655,5 milhões de reais na bolsa brasileira ante a um aporte de 1,12 bilhão de reais na semana anterior, corroborando para o saldo positivo de dólares no país, resultando em desvalorização do dólar – que recuou 0,17% frente ao real, cotado a R$ 5,05 na última sexta-feira (06/04). Em contrapartida, o aporte dos investidores estrangeiros na bolsa de valores não foi o suficiente, o Índice Bovespa fechou a semana em queda, um recuo de 1,04 % aos 100.821 pontos, uma correção técnica após forte alta na semana anterior.
No acumulado mês de abril houve um aporte de 655,5 milhões de reais da bolsa brasileira, ante a retirada de 2,38 bilhões de reais no mês de março. Já no ano, o investidor estrangeiro acumula um aporte de 9,14 bilhões ante a 8,49 bilhões de reais registrados na semana anterior, recuperando um pouco o terreno apesar de ainda longe das máximas do ano de 15,37 bilhões de reais.
Para esta semana, é amplamente esperado pelos investidores dados de inflação ao consumidor americano, CPI. Além da ata da última reunião do FED e início da temporada de resultados corporativos referente ao 1T23 nos EUA com a divulgação dos grandes bancos americanos.
Esse texto foi publicado pelo blog CDI – Conselho dos Investidores. Caso tenha interesse em aprender mais sobre investimentos, falar sobre o mercado, e investir melhor, entre em contato com a gente através do nosso Instagram @conselhodosinvestidores, ou pelo nosso site.