Muitas pessoas têm medo de começar a investir e frequentemente esses temores não são justificáveis, ou são desculpas utilizadas para postergar o início dos investimentos devido à insegurança ou à falta de informação. E aqui vamos falar de quatro mitos comuns entre aqueles que desejam começar a investir.
O primeiro mito é que é trabalhoso e burocrático abrir uma conta e ao contrário do que muitas pessoas pensam, é muito mais simples do que parece. Por exemplo, na XP, abrir uma conta é totalmente gratuito, muito prático e leva menos de 5 minutos.
O segundo mito é que investir é apenas para profissionais. Realmente, não é tão simples iniciar algo em que não temos muito conhecimento, mas o investidor iniciante não precisa aprender tudo sozinho. Hoje em dia, existem diversos profissionais que podem ajudá-lo a tomar as melhores decisões de investimento, levando em consideração o seu perfil de risco, idade e objetivos. Por exemplo, na XP, ao abrir uma conta de investimentos, você tem a oportunidade de contar com um assessor de investimentos que poderá te auxiliar nessa jornada.
O terceiro mito é que a bolsa de valores é um jogo de azar, um cassino, e só ganha dinheiro quem tem sorte. Porém, a bolsa de valores, apesar de apresentar riscos, nada mais é que um mercado, e permite que pessoas comuns se tornem sócias das maiores empresas do país. Na verdade, a formação dos preços ocorre automaticamente dependendo da oferta e da demanda pelo ativo, e é possível, a partir de estudo, entender se uma ação está cara ou barata de acordo com seus resultados. É importante sempre pesquisar notícias relacionadas a empresas que você tenha interesse, e analisar os resultados trimestrais, pois acontecimentos relevantes de uma empresa podem alterar seu valor de mercado, e devemos nos atentar sempre, afinal não queremos ser surpreendidos com quedas nos preços, que podem levar a grandes prejuízos.
E o último e quarto mito é que é necessário ter muito dinheiro para começar a investir. Na realidade, a maioria dos ativos hoje tem um valor mínimo bem baixo, e com R$ 50 ou R$100 já é possível começar. Alguns ativos demandam de um aporte mínimo um pouco mais alto, mas são mais a exceção do que a regra hoje. Tanto em renda fixa quanto em renda variável, é possível montar uma carteira diversificada e com bons ativos sem precisar dispor de muito dinheiro.
Espero que esse artigo ajude a sanar algumas dúvidas e medos, e facilite e encoraje entrada de novos investidores no mercado financeiro.
Esse texto foi publicado pelo blog CDI – Conselho dos Investidores. Caso tenha interesse em aprender mais sobre investimentos, falar sobre o mercado, e investir melhor, entre em contato com a gente através do nosso Instagram @conselhodosinvestidores, ou pelo nosso site.