O destaque da semana passada ficou para as tramitações políticas ocasionando uma forte volatilidade para o dólar e consequentemente a forte queda do índice Ibovespa que ficou de fora do ânimo dos investidores por mercados emergentes ligados a commodities devido a flexibilização das políticas de Covid 0 e reabertura da economia.
Apesar de termos uma entrada significativa de capital estrangeiro na bolsa de valores não foi o suficiente para a forte queda semanal em meio a votação da PEC de transição no Senado, e Fernando Haddad confirmado como oficial futuro ministro da pasta.
Segundo a B3, entre os dias 05 e 09/12, tivemos uma entrada de 1,95 bilhões de reais na bolsa de valores. Essa entrada de capital estrangeiro, em meio às incertezas político econômicas, não foi o suficiente para a forte queda do índice que fechou em queda de 3,94% na semana. Ainda que a entrada de capital na bolsa de valores tenha sido satisfatória, o saldo de dólares no país foi negativo levando uma valorização de 0,35% do dólar frente ao real até a última sexta feira (09/12) cotado a R$ 5,24.
No acumulado do mês de dezembro tivemos uma entrada de fluxo estrangeiro de 4 bilhões de reais para a bolsa local, frente a 2,74 bilhões na semana anterior. No ano o acumulado até dia 09/12 tivemos uma entrada de 91,09 bilhões de reais atingindo a máxima do ano.
Em meio a forte volatilidade tanto do dólar como da bolsa local o dólar ganhou 0,35 frente ao real, enquanto a bolsa fechou em queda de quase 4% na semana atingindo os 107590 pontos, patamar mais baixo do Ibov desde agosto deste ano.