Blog do Conselho

FLUXO CAMBIAL SEMANAL (20 a 24/02)

Em semana de feriado de carnaval, entre outros feriados ao redor do globo, o destaque ficou totalmente voltado ao noticiário internacional. Ficou claro que o mercado vem precificando uma piora do cenário macroeconômico à medida que os investidores digerem dados de inflação persistentemente alta e acima das expectativas, e a percepção de que o mercado de trabalho americano continua forte, gerando uma expectativa ainda maior para inflação futura e, por consequência, mais aumentos de juros nos Estados Unidos.

Diante desse cenário internacional, e o medo dos investidores locais frente ao descuidado do atual governo com relação a pauta fiscal trouxe ainda mais apetite do investidor local em buscar proteção em dólar e passar a investir em bonds (renda fixa americana). Fato é que a democratização dos investimentos internacionais chegou e agora os investidores não perdem tempo de aproveitar as oportunidades e diversificar os portfólios.

No âmbito nacional, a semana passada passou por um forte reajuste de preços diante do feriado de carnaval, enquanto os demais mercados caíam com o aumento do medo da inflação novamente no radar. Com isso o destaque ficou para o início das discussões a respeito da reoneração dos combustíveis.

Já no âmbito internacional, a semana passada ficou marcada por dados de inflação do produtor e consumidor americano, além de dados de inflação da zona do euro e o trágico aniversário de um ano da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Segundo a B3, entre os dias 22 e 24/02 houve uma saída de 298 milhões de reais na bolsa brasileira ante a uma saída de 2,62 bilhões na semana anterior, uma forte retirada de capital com investidores estrangeiros desfazendo posições na véspera do feriado de Carnaval. Apesar de um fluxo ainda positivo para a bolsa brasileira no ano de 2023 pode-se notar que o apetite dos investidores estrangeiros vem diminuindo semana a semana.

A saída de capital estrangeiro na bolsa contribuiu para o saldo negativo do país na semana passada, resultando uma valorização do dólar – que subiu 0,88% frente ao real, cotado a U$S 5,21 na última sexta-feira (24/02). Acompanhando todo o movimento de aversão a risco internacional, somado a conjuntura política local, o Índice Bovespa fechou a semana em forte queda, recuo de 3,09% aos 105.798 pontos.

No mês de fevereiro a saída de 3,1 bilhões de reais na sexta feira do dia 17/02, véspera de Carnaval fez com que o acumulado do mês virasse para o campo negativo, correspondendo a uma saída de 1,1 bilhões de reais, ante a entrada de 12,55 bilhões de reais em janeiro. Já no ano o investidor estrangeiro acumula um aporte de 11,43 bilhões. Um considerável recuo frente a máxima do ano de 15,37 bilhões de reais.

Para esta semana, os investidores continuam a procura por sinais do que o FED entre outros bancos centrais farão diante de mais dados de inflação e indicadores antecedentes de atividades.

Esse texto foi publicado pelo blog CDI – Conselho dos Investidores. Caso tenha interesse em aprender mais sobre investimentos, falar sobre o mercado, e investir melhor, entre em contato com a gente através do nosso Instagram @conselhodosinvestidores, ou pelo nosso site.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

ONDE INVESTIR EM 2024

O ano de 2023 está terminando, e com a proximidade dessa mudança de ciclo, surge a dúvida de como será

JUROS FINALMENTE VÃO CAIR?

Com base na reunião do Banco Central realizada última terça-feira (27), a expectativa de queda de juros para agosto aumentou.

4 MITOS SOBRE INVESTIMENTOS

Muitas pessoas têm medo de começar a investir e frequentemente esses temores não são justificáveis, ou são desculpas utilizadas para

ARCABOUÇO APROVADO NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, enfim, a nova regra fiscal (PLP 93/2023). Os destaques foram votados na quinta-feira,