No âmbito nacional, a semana passada foi marcada por resultados corporativos de grandes empresas brasileiras e sem muitas novidades frente ao cenário local exceto a volta das duras críticas de Lula e integrantes do PT a condução de política monetária brasileira, que mais uma vez está em pauta nos noticiários.
Já no âmbito internacional, a semana passada ficou marcada por falas de dirigentes do FED que deixaram ainda mais clara a necessidade de continuarem o movimento de alta de juros na maior economia do mundo, o que ficou ainda mais evidente é de que há um consenso sobre o aumento de juros, mas não sobre o ritmo de alta, levando os investidores a buscarem proteção no dólar e renda fixa americana, que por sua vez levaram os rendimentos do tesouro de 10 anos voltarem ao patamar de 4%, algo que não ocorria desde novembro do ano passado.
Segundo a B3, entre os dias 27 e 03/03 houve uma saída de 925,8 milhões de reais na bolsa brasileira ante a uma saída 298 milhões na semana anterior, uma forte retirada de capital com investidores estrangeiros desfazendo posições e buscando oportunidades na renda fixa local. Apesar de um fluxo ainda positivo para a bolsa brasileira no ano de 2023 pode-se notar que o apetite dos investidores estrangeiros vem diminuindo semana a semana.
A saída de capital estrangeiro na bolsa não afetou o saldo do país na semana passada que por sua vez foi positivo, um claro reflexo dos investidores estrangeiros diminuindo posições em renda variável e aumento posições em renda fixa, resultando uma desvalorização do dólar – que caiu 0,28% frente ao real, cotado a R$ 5,19 na última sexta-feira (03/03). Acompanhando todo o movimento de aversão a risco internacional, somado a conjuntura política local, o Índice Bovespa fechou a semana em forte queda, recuo de 1,83% aos 103.865 pontos.
No acumulado mês de fevereiro houve uma retirada de 1,68 bilhões de reais, ante a entrada de 12,55 bilhões de reais em janeiro. O primeiro mês de saldo negativo desde setembro de 2022. Já no ano o investidor estrangeiro acumula um aporte de 10,5 bilhões. Um considerável recuo frente a máxima do ano de 15,37 bilhões de reais.
Para esta semana, os investidores estarão atentos as falas de Jerome Powell no Senado e na Câmara, além do relatório de emprego do cidadão americano, o Payroll.
Esse texto foi publicado pelo blog CDI – Conselho dos Investidores. Caso tenha interesse em aprender mais sobre investimentos, falar sobre o mercado, e investir melhor, entre em contato com a gente através do nosso Instagram @conselhodosinvestidores, ou pelo nosso site.