O Ibovespa bateu hoje (12), nas primeiras horas de pregão, o menor valor desde 4 de agosto, na casa dos 104 mil pontos. O mercado reage a possíveis indicações de Aloizio Mercadante para presidir a Petrobrás ou BNDES.
O principal índice da bolsa de valores já vinha caindo na semana passada, com a aprovação no Congresso da PEC da Transição, com um texto considerado ruim, uma vez que abre um espaço para gastos acima do teto bem acima do considerado razoável por parte do mercado. Além disso, Lula anunciou os nomes dos futuros ministros de cinco pastas: Fazenda, Casa Civil, Justiça, Defesa e Relações Exteriores. Haddad foi o anunciado pra Fazenda, nome que desde o fim da eleição já era muito mal visto pelo mercado, devido às visões econômicas do ex-prefeito de São Paulo, e de sua baixa capacidade de negociação com o Congresso. Dessa forma, a semana passada fechou com queda de quase 4% no Ibovespa.
Os últimos dados econômicos não parecem ser o motivo da queda da bolsa, uma vez que o Boletim Focus mais recente, divulgado hoje, indica que o mercado prevê para o fim de 2022 IPCA de 5,79%, uma queda em relação há uma semana e há um mês, e previsão do PIB estável em 3,05% em uma semana, e aumento considerável em um mês. Fora isso, na semana passado o Banco Central decidiu manter a taxa de juros em 13,75%, manutenção já completamente prevista e precificada pelo mercado. Por conta desses fatores, fica claro que a volatilidade observada na bolsa está sendo causada mais pelo noticiário político, como de costume.
Hoje pela manhã, foi divulgado pelo colunista do O Globo, Lauro Jardim, que Aloizio Mercadante estaria cotado para assumir a presidência da Petrobrás ou do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Assim como Haddad, Mercadante é um quadro histórico do PT, alinhado com pautas econômicas opostas às defendidas pela maior parte do mercado financeiro. Somado às quedas nos preços do minério de ferro e petróleo, que naturalmente já costumam causar quedas nas cotações de Vale e Petrobrás, a possível indicação de Mercadante amplificou esse movimento, levando à uma queda de 3% no Ibovespa hoje.