Blog do Conselho

INFLAÇÃO DE JANEIRO EM 0,53%

O IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – de janeiro, divulgado hoje pelo IBGE, ficou em 0,53%. Houve desaceleração em relação a dezembro, quando o valor ficou em 0,62%. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 5,77%, levemente abaixo dos 5,79% dos 12 meses imediatamente anteriores. O valor do mês veio abaixo do consenso de mercado, que era de 0,57%.

Os maiores impactos sobre o índice foram dos grupos de Alimentação e Bebidas, e Transportes, com altas de 0,59% e 0,55%, respectivamente. O grupo de Alimentação e Bebidas contribuiu com 0,13 p.p.  no índice final, e Transportes 0,11 p.p. O único grupo com variação negativa foi Vestuário, que apresentou variação de -0,27%.

Já o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor (que pega uma cesta de produtos que representa famílias com renda até 5 salários mínimos, contra até 40 salários mínimos do IPCA) – teve alta de 0,46%, contra 0,67% em janeiro. O acumulado em 12 meses está em 5,71%.

Para o economista de inflação da Garde Asset Management, Luis Menon, “o indicador veio em linha com mercado, e o processo de desinflação segue, com os núcleos desacelerando.” De acordo com ele, “poderíamos estar discutindo o início dos cortes de juros se não fosse pelos atritos entre governo federal e Banco Central”. Olhando para a frente, projeta que “em fevereiro poderá haver uma alta por conta dos reajustes no grupo Educação, que acontece uma vez por ano, além dos reajustes dos combustíveis.”

A divulgação do IPCA hoje vem em meio à crise que surgiu a partir dos repetidos comentários do presidente Lula, que vem atacando a autonomia do Banco Central, a atual manutenção da taxa básica de juros em 13,75% e as metas de inflação. O presidente não percebe que essas atitudes apenas fazem com que a situação piore, as expectativas se deteriorem, e os juros futuros aumentem. É importante que ele entenda logo que a melhor forma de baixar os juros é fazer o trabalho na política fiscal, tendo um mínimo de controle nos gastos, e deixar o Banco Central fazer a política monetária, usando a taxa de juros para levar a inflação à meta.

Esse texto foi publicado pelo blog CDI – Conselho dos Investidores. Caso tenha interesse em aprender mais sobre investimentos, falar sobre o mercado, e investir melhor, entre em contato com a gente através do nosso Instagram @conselhodosinvestidores, ou pelo nosso site.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

ONDE INVESTIR EM 2024

O ano de 2023 está terminando, e com a proximidade dessa mudança de ciclo, surge a dúvida de como será

JUROS FINALMENTE VÃO CAIR?

Com base na reunião do Banco Central realizada última terça-feira (27), a expectativa de queda de juros para agosto aumentou.

4 MITOS SOBRE INVESTIMENTOS

Muitas pessoas têm medo de começar a investir e frequentemente esses temores não são justificáveis, ou são desculpas utilizadas para

ARCABOUÇO APROVADO NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, enfim, a nova regra fiscal (PLP 93/2023). Os destaques foram votados na quinta-feira,