Blog do Conselho

O QUE É CDI?

CDI é um termo muito utilizado no mercado financeiro, e seu entendimento por parte do investidor é essencial para que ele consiga compreender e falar sobre os mais diversos tipos de ativo financeiros. Frases como “esse título rende 105% do CDI”, ou “o fundo bateu o CDI nos últimos três anos”, são corriqueiras no dia a dia do mercado, de modo que o termo é talvez o mais fundamental para quem busca algum conhecimento em investimentos.

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido por bancos, semelhante à um CDB, porém não oferecido à investidores individuais, mas apenas para outros bancos. Ou seja, é uma forma dos bancos se financiarem, como qualquer emissão de dívida, mas tem um propósito específico. Enquanto os bancos emitem CDBs, LCIs e LCAs para financiar projetos e operações da instituição de maneira geral, o que em geral está atrelado à prazos mais longos, o CDI é uma operação diária.

A existência do CDI está relacionada à regulação do sistema financeiro nacional. No Brasil, de acordo com diretrizes do Banco Central, os bancos não podem encerrar o dia com saldo negativo de caixa. Como o banco ao longo do dia faz diversas operações que envolvem entrada e saída de caixa, é natural que ao final do dia o caixa esteja positivo ou negativo. Se estiver negativo, o banco precisa cobrir esse déficit, e ele faz isso pegando emprestado com outros bancos, através desse instrumento que estamos descrevendo, o CDI.

O CDI tem prazo de vencimento de um dia, já que seu propósito é apenas equalizar o caixa, e há cobrança de juros. Essas operações são registradas na B3, e a taxa média diária de juros do CDI é conhecida como taxa DI (ou taxa do CDI). Essa taxa se aproxima muito da taxa básica de juros definida pelo Banco Central (SELIC), sendo em geral 0,1% menos que a SELIC apenas.

Assim, o CDI se tornou uma referência para o mercado financeiro, e serve como base para os investimentos de renda fixa em geral, assim como para comparativos de rentabilidade de quase todas as classes de ativos. Por isso, é comum ver a taxa diária apresentada com base também mensal e anual.

Portanto, quando você ouvir “esse título rende 105% do CDI”, isso significa uma rentabilidade de 5% acima da taxa DI anualizada. Para ter um valor aproximado, basta calcular esse acréscimo sobre a taxa SELIC atual. Hoje, por exemplo, ela está em 13,75%, portanto um título que rende 105% do CDI, vai render aproximadamente 1,05*13,75% = 14,44% ao ano. Quando ouvir “o fundo bateu o CDI nos últimos três anos”, isso significa que esse determinado fundo conseguiu obter um resultado melhor que a taxa do DI acumulada nos últimos três anos, que inclusive é a meta (benchmark) de muitos fundos de renda fixa e multimercados.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

ONDE INVESTIR EM 2024

O ano de 2023 está terminando, e com a proximidade dessa mudança de ciclo, surge a dúvida de como será

JUROS FINALMENTE VÃO CAIR?

Com base na reunião do Banco Central realizada última terça-feira (27), a expectativa de queda de juros para agosto aumentou.

4 MITOS SOBRE INVESTIMENTOS

Muitas pessoas têm medo de começar a investir e frequentemente esses temores não são justificáveis, ou são desculpas utilizadas para

ARCABOUÇO APROVADO NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, enfim, a nova regra fiscal (PLP 93/2023). Os destaques foram votados na quinta-feira,