A partir do dia 30 de janeiro, o Tesouro Nacional irá passar a emitir um novo título, que se chamará Tesouro RendA+. Ele vai estar atrelado à inflação, e é indicado para quem quer complementar a aposentadoria. O investidor escolhe uma data de vencimento e o título começa a pagar um valor mensal a partir dessa data e durante 20 anos. Não há taxa de custódia e é possível começar com R$ 30.
Esse é o primeiro título novo que o Tesouro Direto lança desde seu lançamento, há 20 anos. A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando, e renda extra na aposentadoria é cada vez mais necessária. De acordo com o próprio Tesouro Direto, 46% dos aposentados afirmam que o valor da aposentadoria não é o suficiente para pagar as contas e despesas pessoais, e 89% dos brasileiros concordam que é muito importante investir para ter uma situação financeira confortável na aposentadoria. Por isso foi criado um novo título.
O nome Tesouro RendA+ é o nome fantasia, o título se chamará oficialmente NTN-B série 1, o que faz sentido, já que os títulos já existentes atrelados à inflação são chamados NTN-B, com nome fantasia Tesouro IPCA. A taxa paga pelo título será no formato IPCA + taxa fixa, com a taxa fixa variando de acordo com o mercado, como acontece hoje já com as NTN-Bs. As taxas de custódia serão diferentes das atuais, com o investidor só pagando caso venda o título antes do vencimento (taxa varia de 0,1% a 0,5%), ou caso receba de renda mensal mais de 6 salários mínimos (taxa de 0,1%). A tributação é igual a qualquer título de renda fixa e segue a tabela normal do IR.
A escolha do título funciona assim: o investidor escolhe uma entre oito opções de datas para começar a receber a renda (2030, 2035, 2040, 2045, 2050, 2055, 2060 e 2065). Até a data escolhida, é possível ir investindo e acumulando capital, inclusive podendo agendar aportes mensais. Chegando na data escolhida, o investidor para de aportar e passa a receber a renda mensal, por um período de 20 anos.
O título possui liquidez diária, como acontece com os seus pares do Tesouro Direto, mas tem uma diferença: há uma carência de 60 dias. Ou seja, liquidez diária a partir de 60 dias da compra.
De acordo com o site do Tesouro Direto, o Brasil é o primeiro país a lançar um título com essas característica, que foi inspirado em um paper dos professores Robert Merton (Nobel de Economia em 1997) e Arun Muralidhar, que introduziu o conceito de SeLFIES (Standard-of-Living, Forward-starting, Income-only Securities) são produtos financeiros que facilitam o processo de poupar para uma renda extra na aposentadoria. Se você gostou da ideia de poupar para a aposentadoria, e gostaria de conhecer outras alternativas para isso, entre em contato com a gente pelo Instagram ou pelo nosso site.