Essa semana no País tivemos entrevista de Campos Neto no Roda Viva, quebra de dois bancos, prévia do PIB de 2022 e reunião do CMN. Nos EUA, divulgação da inflação ao consumidor e falas do presidente Joe Biden. Na Europa, Finlândia já tem data para votar adesão à Otan.
Na segunda-feira (13), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concedeu entrevista ao programa Roda Viva da TV Cultura. A entrevista era bem aguardada, após reiterados ataques de Lula ao BC e à política atual de juros. Campos Neto adotou um tom conciliador, explicou a atuação da autoridade monetária, se posicionou contra mudanças nas metas de inflação e disse que espera conseguir se aproximar deste governo, assim como fez com o anterior. A atuação do presidente do BC foi lida como positiva pelo mercado.
Na terça-feira (14), o Departamento de Trabalho dos EUA divulgou o CPI (índice de preços ao consumidor) de janeiro. O indicador teve alta de 0,5% em relação a dezembro, seguindo as expectativas. O acumulado em 12 meses ficou em 6,4%. Com a inflação ainda alta, os juros devem seguir subindo nos EUA.
A BRK financeira e a Portocred tiveram sua liquidação extrajudicial decretada pelo Banco Central ontem, quarta-feira (15). Em termos objetivos, isso significa que essas instituições financeiras foram consideradas comprometidas pelo BC, e, portanto, não vão mais existir. Entre as dívidas pendentes, há cerca de R$ 2,2 bi em ativos cobertos pelo FGC. Os investidores já podem entrar com pedido de ressarcimento desses títulos.
O presidente dos EUA Joe Biden concedeu entrevista na quinta-feira (16), sobre os OVNIs detectados recentemente no espaço aéreo americano. Afirmou que não busca uma nova Guerra Fria com a China, mas que não pedirá desculpas pelo balão abatido. Disse também que pretende falar com o presidente chinês, Xi Jinping, mas ainda não deu uma data.
O Banco Central informou nesta quinta-feira (16) o IBC-Br de 2022, considerado uma prévia do PIB. O índice registrou expansão de 2,9% no ano passado, que representa uma desaceleração em relação a 2021, quando o crescimento foi de 4,68%. Claro que 2021 foi uma retomada da queda de 4,2% de 2020, ano da pandemia, portanto não muito comparável. O resultado oficial do PIB sai em 2 de março.
Na quinta-feira (16), aconteceu a primeira reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) deste mandato. O encontro entre o presidente do BC, Roberto Campos Neto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, durou apenas 30 minutos. No total participaram da reunião cerca de 20 pessoas, e fontes relataram que foi uma reunião tranquila. O assunto das metas de inflação não estava na pauta, e as metas seguem inalteradas.
Hoje, sexta-feira (17), o chefe do comitê de Relações Exteriores do Legislativo Finlandês disse que o Parlamento da Finlândia votará em 28 de fevereiro legislação que permitirá ao país tonar-se membro da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A proposta será provavelmente aprovada, já que a maioria do Parlamento é favorável à adesão. Além da Finlândia, a Suécia também solicitou adesão à OTAN, mas ambas dependem da aprovação por parte de todos os países membros.
Essa semana tivemos resultado de várias empresas: São Martinho, BTG Pactual, Banco do Brasil, Jalles Machado, Carrefour, Vamos, BMG, Nubank, Totvs, Raízen, Eternit, Banrisul, WEG, Neoenergia, Assai, Ultrapar, CCR, B3, Rumo, Telefônica, Kepler Weber, Engie, Sanepar, Lojas Renner, Auren, Vale, Inter&Co, Hypera e XP. Destaques para o resultado de Banco do Brasil (+52,4% lucro 4T22 vs 4T21, +51,3% lucro 2022 vs 2021).
Esse texto foi publicado pelo blog CDI – Conselho dos Investidores. Caso tenha interesse em aprender mais sobre investimentos, falar sobre o mercado, e investir melhor, entre em contato com a gente através do nosso Instagram @conselhodosinvestidores, ou pelo nosso site.