Blog do Conselho

RESUMO SEMANAL 9 DE DEZEMBRO

No Brasil, tivemos a aprovação da PEC da Transição no Senado, agora o texto vai para a Câmara. O Banco Central manteve os juros em 13,75%, e Lula anunciou parte de sua equipe ministerial nessa sexta-feira. O IPCA de novembro teve alta de 0,41%, abaixo do esperado. Na China, o governo anunciou a flexibilização de regras ligadas ao controle da Covid.

A PEC da Transição foi aprovada na quarta-feira (7) pelo plenário do Senado nos dois turnos, com 64 votos a favor e 16 contrários no primeiro turno, e 64 a favor e 13 contrários no segundo. Houve poucas mudanças em relação ao texto aprovado na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania). É uma vitória expressiva do novo governo, já que teve larga maioria na votação (eram necessários 49 votos), e o texto teve pouca desidratação. O gasto fora do teto foi aprovado por 2 anos, e o impacto fiscal total pode passar de R$ 200 bilhões. O texto segue agora para a Câmara, e a corrida contra o tempo é para terminar os trâmites até dia 22 de dezembro, último dia de funcionamento do Congresso antes do recesso parlamentar.

O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu na quarta-feira (7) pela manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano. É a terceira reunião consecutiva que a taxa se manteve inalterada, interrompendo um ciclo de 12 altas seguidas, iniciadas em março de 2021. No texto divulgado pela instituição, foi ressaltado que a decisão “reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e de 2024”.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou hoje (9) parte de sua equipe ministerial. Foram indicados cinco ministros. São eles: Fernando Haddad para a Fazenda, Rui Costa para a Casa Civil, Flavio Dino para a Justiça, José Múcio Monteiro para a Defesa, e Mauro Vieira para as Relações Exteriores.

O IPCA de novembro, anunciado hoje (9), teve alta de 0,41%, abaixo do consenso de mercado de 0,53%. Em 12 meses, o acumulado é de 5,9%, e 5,13% em 2022. O acumulado em 12 meses é o menor desde fevereiro de 2021, e vem caindo todos os meses desde junho. Dos nove grupos pesquisados, sete tiveram alta em novembro, com destaque para Transportes e Alimentação. Juntos, esses dois contribuíram com 71% do IPCA de novembro. Destaque também para Vestuário, que ficou acima de 1% pelo quarto mês consecutivo.

A China anunciou na quarta-feira (7) a flexibilização geral das regras da política de Covid Zero, em vigor desde o início da pandemia. Essa mudança de postura vem após uma grande onda de protestos por todo o país, em resposta à política rigorosa que inclui confinamentos repentinos, testes em larga escala e quarentenas para pessoas não infectadas. Agora, o alcance dos testes será reduzido, assim como os confinamentos, e os cidadãos não precisarão de uma autorização especial para entrar em prédios e espaços públicos. O governo também irá acelerar a vacinação de idosos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

ONDE INVESTIR EM 2024

O ano de 2023 está terminando, e com a proximidade dessa mudança de ciclo, surge a dúvida de como será

JUROS FINALMENTE VÃO CAIR?

Com base na reunião do Banco Central realizada última terça-feira (27), a expectativa de queda de juros para agosto aumentou.

4 MITOS SOBRE INVESTIMENTOS

Muitas pessoas têm medo de começar a investir e frequentemente esses temores não são justificáveis, ou são desculpas utilizadas para

ARCABOUÇO APROVADO NA CÂMARA

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira, enfim, a nova regra fiscal (PLP 93/2023). Os destaques foram votados na quinta-feira,